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Enquadramento

O compromisso das empresas para com o desenvolvimento sustentável leva-nos a questionar de que forma as práticas de comunicação podem contribuir para a diferenciação positiva das organizações ou para a mudança de comportamentos dos cidadãos.

Nesse sentido, colocam-se hoje aos profissionais de Marketing e Comunicação, novos desafios que os conduzem a um objetivo comum - garantir a confiança dos cidadãos nas marcas e produtos e nas organizações que as apresentam.

A APAN, no âmbito das suas responsabilidades pretende liderar e promover os esforços dos anunciantes nacionais na demonstração de como a comunicação, nas suas diferentes abordagens, pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a preservar os níveis de vida a que aspiramos sem sacrificar as necessidades das gerações vindouras.

Decidimos pois criar o Comité de Comunicação Responsável que irá colocar a temática da comunicação responsável e do desenvolvimento sustentável, no centro das nossas responsabilidades.

Missão do Comité de Comunicação Responsável

Promover as vantagens da comunicação responsável e sustentável, e as oportunidades que pode alavancar;

Envolver os anunciantes em torno de compromissos claros;

Capacitar as empresas - sensibilizar e formar os profissionais de comunicação e marketing;

Promover o reconhecimento das boas práticas pela Sociedade;

Contribuir para a mudança de comportamentos.

Funções-chave

1. Promover as vantagens da comunicação responsável e as oportunidades que pode alavancar: identificar os riscos e as oportunidades e definir posição alinhada; integrar o tema na actuação geral da APAN;

2. Envolver os anunciantes em torno de compromissos claros: a partir do posicionamento estratégico, elaborar compromissos dos anunciantes face às problemáticas mais relevantes; definir alguns indicadores para monitorização;

3. Capacitar as empresas - sensibilizar e formar os profissionais de comunicação e marketing;

4. Promover o reconhecimento das boas práticas pela Sociedade: divulgar as boas praticas dos anunciantes, por exemplo através de um "festival de boas práticas", recolha de casos, publicação e campanhas de media;

5. Contribuir para a mudança de comportamentos: esta função é transversal às outras todas, sendo que as empresas membros do Comité poderão ter um papel de motor e de exemplo - criar um estudo de caso em cada uma das empresas representadas.

Organização

Trata-se de um Comité de trabalho aberto a todos os associados.

É no seio deste Comite que se definirão as grandes orientações do ano para as reuniões plenárias bem como a formação de grupos de trabalho para tratamento de dossiers ad hoc.

Este Comité tem um Presidente que garante o bom funcionamento do mesmo e o cumprimento dos objetivos anuais propostos.

A Secretaria Geral da APAN garantirá as condições para que o grupo
possa funcionar e cumprir os seus objetivos, estabelecendo contactos
com os convidados, elaborando as minutas das reuniões e a sua divulgação, entre outros assuntos.

 
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