As 10 campanhas mais eficazes do último ano

As 10 campanhas mais eficazes do último ano
09/12/2019 Ana Grácio

As 10 campanhas mais eficazes do último anoPelo 15.º ano consecutivo, a APAN, em parceria com a Exoticology, premiou a excelência em comunicação e a demonstração da eficácia. No total foram entregues 48 galardões de Eficácia da Comunicação, mas vamos dar a conhecer de seguida as melhores das melhores, que conquistaram Ouro nas 16 categorias dos Prémios à Eficácia.

Categoria Alimentação e Bebidas | Categoria Comunicação Institucional | Grande Prémio Eficácia 2019

Alface do Lidl – Lidl | O Escritório + Havas Media

O desafio desta campanha de comunicação era claro: resolver os desafios ligados a uma área de negócio específica – os frescos, mais concretamente as frutas e legumes -, de uma importância estratégica para o Lidl, que tinha a necessidade de o fazer crescer dentro da sua marca.

O caminho para conseguir atingir os objetivos propostos teria de passar por se afastar dos códigos e convenções da comunicação da categoria. Nada melhor do que agarrar numa oportunidade alheia à marca – as ondas de grandes dimensões da Nazaré -, para chegar a uma solução de comunicação original e fresca.

A campanha destacou-se em todos os indicadores de comunicação. Uma simples alface conseguiu fazer com que a categoria de Frutas e Legumes crescesse a um ritmo superior ao da concorrência, duas vezes mais que o total da empresa e chegasse mesmo a ser um impulsionador das vendas totais do Lidl.

Categoria Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar

Canal YouTube Love the Hair – Unilever FIMA | Fullsix + Initiative + Reprise

Sabia que em 2016 existiam mais de 30 milhões de pesquisas no YouTube sobre cabelos em Portugal que não tinham resposta com conteúdos portugueses? Foi para dar resposta a isso que nesse ano a Unilever FIMA criou o canal Love The Hair com a participação de várias vloggers influentes. Desde então é o canal branded nº 1 do YouTube em Portugal.

A relevância e a diversidade dos conteúdos têm ajudado a marca a crescer em quota de mercado e penetração no target feminino pretendido, tornando a Tresemmé num player cada vez mais relevante no mercado.

Categoria Produtos de Consumo Duradouro

Seminovo – KIA | Partners + iProspect

Em 2019 a KIA lançou uma nova plataforma online para venda de usados, uma área na qual a marca não tem grande tradição e onde existe cada vez mais competição. Através de um novo conceito foi possível surpreender as pessoas. Com uma estratégia de performance digital, a KIA conseguiu atingir os melhores resultados de sempre da marca no segmento dos usados e deu uma nova imagem aos usados da marca.

Categoria Telecomunicações e Media

Natal Vodafone – Vodafone | Wunderman Thompson + Wakemaker

Num momento crítico para a sua sobrevivência, a Vodafone confiou à emoção o papel de reforço da marca ao serviço do negócio na altura de vendas mais importante do ano: o Natal.

Mantendo-se fiel à estratégia desenhada em 2015, no Natal de 2018 a Vodafone conseguiu o maior crescimento nos índices de recordação no setor, inverter a tendência de quebra e aumentar vendas de equipamentos móveis, crescer no fixo à custa da concorrência, com mais pessoas a considerar mudar para a Vodafone. Com metade do investimento, a Vodafone conseguiu ser a mais eficaz do setor pelo 3.º ano consecutivo.

Categoria Serviços Financeiros e Seguros

Crédito Habitação Sem Blá Blá Blá – Banco CTT | Partners + MediaCom

Perante um consumidor de crédito habitação cada vez mais informado, a melhor forma de não entrar numa guerra de preço que prejudica todo o setor e de se diferenciar é ter coragem para falar de forma simples e direta. Sem blá blá blá.

Para o Banco CTT, sem blá blá blá significa a opção de não ter de sacrificar o spread para ser o mais recordado e superar o trackrecord do Banco CTT. Significa também uma nova forma de comunicar, mais simples, sem a linguagem tradicional do setor que apenas vem dificultar a vida das pessoas que estão num momento delicado das suas vidas.

Categoria Distribuição e Restauração

Eu é que Descobri – Lidl | O Escritório + Havas Media

O Lidl tem especificidades muito próprias. Mesmo crescendo acima do mercado, era importante que em 2018 a marca iniciasse o ano demonstrando a qualidade e diversidade da sua oferta. Esta campanha visava contrariar a ideia que só os “especiais” têm lugar nas lojas Lidl. O consumidor sabe que é aqui que encontra produtos específicos, que não encontra em nenhuma outra superfície comercial, mas não é no Lidl que efetua a maioria das suas compras.

A campanha convidou o público a descobrir tudo aquilo que a insígnia tem para oferecer ao traduzir uma verdade da marca e uma verdade universal: todos gostamos de descobrir (e vangloriar-nos disso). As pessoas compreenderam a mensagem e foram à descoberta de outros produtos de qualidade. Desta forma o Lidl conseguiu aumentar a compra média em 6%.

Categoria Transportes, Viagens e Turismo | Categoria Utilização Criativa de Meios

Ondas Times Square – Turismo de Portugal | Partners

Para promover o país, o Turismo de Portugal surpreendeu o mundo ao mostrar em Times Square que em Portugal algumas ondas têm o tamanho de prédios. Como? Com um outdoor com 24 metros no centro do mundo para mostrar uma onda com 24 metros, que demorou 11 segundos a ser surfada, ao mundo.

Esta campanha trocou um plano de meios diversificado por uma única posição, que demorou mais de um ano a ser pensada e executada, mobilizou a comunidade surfista no mundo inteiro e mudou para sempre a forma de comunicar de um país.


Categoria Restantes Serviços e Administração Pública |Categoria Ativação e Patrocínios | Categoria Comunicação Tática

Leva Portugal ao Peito – Galp | MediaCom + O Escritório

Devido à maior agressividade comercial da Galp, a marca ficou mais distante. O Mundial 2018 constituiu a oportunidade para recuperar o coração dos portugueses, depois da conquista do Europeu e das expetativas elevadas que existiam.

Apesar de ter o menor budget de sempre e enfrentar um clutter superior ao Natal, a Galp criou um movimento social com portugueses notáveis e conteúdos exclusivos, inspirou o hino da Rádio Comercial (inédito em Portugal) e interveio na paisagem urbana.

Foi a campanha preferida dos portugueses e a mais eficaz de sempre para a Galp, que registou a maior subida no ranking de notoriedade e valeu distinções nos prémios Sapo e M&P.

Categoria Novos Produtos e Serviços

Lançamento SB Coruja – Super Bock | Initiative + Reprise + Solid Dogma

A Super Bock apresentou a Coruja, uma nova gama de cervejas especiais, com três variedades e forte personalidade, e desenvolveu uma estratégia de marketing autêntica através da criação de um território com afinidade cultural com o target – Arte Urbana. Este território gerou curiosidade pela descoberta da diversidade do produto, posicionando-o como inspirador e promotor de criatividade e pensamento livre.

A campanha caracterizou-se por uma abordagem criativa aos meios. Foi criado um street artist fictício e anónimo – “coruja” -, com mais de 300 intervenções por Portugal; a marca foi lançada tradicionalmente com uma campanha atacada pelo artista por usurpação artística e, finalmente, foi desvendado o mistério criando “Coruja para as artes”, um novo coletivo de artistas e uma plataforma de apoio e financiamento às artes para novos artistas, patrocinada pela marca, promovendo o futuro da arte urbana, com o lançamento de uma campanha conjunta com artistas.

Categoria Envolvimento de Comunidades | Categoria Low Budget | Categoria A Força do Bem

The Longest Live Stream Ever – Associação Natureza Portugal e WWF | Nossa

Com apenas 2.050 euros, esta campanha transformou uma garrafa de plástico num sucesso mundial. Um livestreaming no site, com duração de 450 anos, mostra o processo de decomposição de uma garrafa. Os resultados foram um retorno de 2.4 milhões de euros e mais de 500 mil assinaturas para uma petição.

A ideia foi lançada no Terreiro do Paço, em Lisboa, e alcançou 33 milhões de pessoas, através da televisão russa, de jornais turcos, da Fast Company, da CNN, da Coca-Cola e até da “concorrência”: Greenpeace. Num ano a garrafa viajou por mais de 50 países, colocando as pessoas a falar e os governos a trabalhar.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*