Adeus 2017| Olá 2018!

Adeus 2017| Olá 2018!
21/12/2017 Ana Grácio

Manuela Botelho, secretária-geral da APANDezembro é sempre um mês de reflexão e de balanços! Aqui na APAN, encaramos este período com otimismo e alegria renovada pelos projetos que realizámos em 2017 e já em passo acelerado para abraçar o novo ano de forma entusiasta.Quero sobretudo e, em primeiro lugar, dar as boas-vindas aos 11 novos associados que acolhemos este ano. A APAN orgulha-se de representar as principais empresas nacionais e de promover encontros regulares entre os profissionais do mercado como forma de troca e partilha de experiências e de conhecimento. Juntos somos sempre mais fortes e esta é uma premissa que, de ano para ano, temos vindo a promover e a reforçar.

A relação, ou melhor, o “amor” entre as marcas e os consumidores foi o tema em destaque no Congresso Anual da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), pela primeira vez organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Empresas de Estudos Mercado e Opinião (APODEMO). “How deep is your love”, a pergunta chave do evento, foi debatida ao longo de dois dias, no final de maio, no Centro Cultural de Cascais, através de diferentes abordagens e com intervenções de oradores nacionais e internacionais.

A formação continua a ser uma das áreas chave da atividade da APAN, onde procuramos dar resposta às necessidades do dia-a-dia dos profissionais de marketing e comunicação e estimular o networking. Prova disso foram as 31 ações realizadas na Academia APAN por onde passaram 279 formandos, cuja avaliação nos deixa muito orgulhosos. Especial destaque para as quatro ações de formação sobre o Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GRPD), que serviu para sensibilizar os marketers sobre os desafios da sua aplicação e conformidade.

A este propósito, a APAN lançou um Guia para profissionais de marketing sobre o GRPD com o objetivo de os auxiliar na sua aplicação.

Em outubro organizámos para os nossos associados mais um Fórum de Líderes, neste caso sobre ‘A Era do Marketing Científico’ onde, durante uma manhã, se discutiu a utilização inteligente de dados e tecnologia ao serviço do Marketing, com apresentação de casos na primeira pessoa. Foi uma iniciativa que acolheu um excelente feedback entre os participantes e que queremos repetir já no início de 2018.

Ainda no âmbito da sistematização e partilha de conhecimento, convidámos também os nossos associados para um pequeno-almoço sobre a gestão das plataformas de social media, com intervenções de experientes profissionais portugueses que fazem carreira internacional. Os webinares da WFA que disponibilizamos regularmente aos nossos associados, são outro serviço que prestamos e que tem granjeado grande interesse pela sua atualidade.

De referir mais uma edição dos Prémios à Eficácia – a 13.ª, com uma nova categoria – a comunicação tática – e que reforçou a capacidade dos anunciantes e agências trabalharem em conjunto na procura permanentemente das melhores formas de passar as mensagens. De ano para ano cresce o número de inscrições nestes prémios, o que reforça a importância e a credibilidade desta iniciativa para todo o sector.

A defesa dos interesses dos nossos associados continua a ser o principal objetivo da APAN e por isso continuamos a monitorizar e intervir em matérias importantes em discussão pública, como a Estratégia Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, e a promover uma comunicação responsável junto dos nossos associados, defendendo a autorregulação para manter elevados padrões de publicidade e garantir a confiança e proteção dos consumidores em benefício de toda a comunidade.

E por último, mas não menos importante, lançámos também esta nova ferramenta de comunicação – a APAN onview – uma newsletter mensal que nos permite estar mais perto dos nossos parceiros, além de reformularmos o site www.apan.pt tornando-o mais apelativo, mais funcional e mais eficiente.

Quero ainda assinalar a redução de quotas aos associados, implementada durante 2017, uma iniciativa inédita resultante da conquista de novos associados e de uma gestão de recursos mais eficaz.

Obrigada a todos pelo vosso empenho e partilha. Prometemos um 2018 cheio de novidades. Boas Festas!

Manuela Botelho, secretária-geral da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*