APAN apresenta Guia para uma Representação Responsável de Género na Publicidade

APAN apresenta Guia para uma Representação Responsável de Género na Publicidade
22/02/2019 Ana Grácio

APAN apresenta Guia para uma Representação Responsável de Género na PublicidadeA APAN analisou, traduziu e adaptou os conteúdos do Guia para uma Representação Responsável de Género na Publicidade, desenvolvido pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA) como parte do compromisso com a #Unstereotype Alliance.

Este Guia pretende construir conhecimento e consciência acerca de um movimento que está em curso por parte de algumas marcas líderes que querem deixar uma marca positiva na cultura e na sociedade através da forma como as pessoas são retratadas no marketing e na publicidade.

Para a APAN este documento representa mais um passo no avanço da ética publicitária, para que homens e mulheres sejam retratados na publicidade de forma a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária mas, acima de tudo, porque existe um caso de negócio associado a esta iniciativa.

Após um enquadramento sobre os principais preconceitos de género e o modo como são representados na publicidade e comunicação de marcas, o Guia analisa a importância da temática desde os argumentos sociais e empresariais, até às implicações políticas. Apresenta também um conjunto de reflexões e recomendações para que os profissionais de marketing possam melhorar o modo como abordam a igualdade de género e evitar estereótipos na publicidade.

E porque todos os debates são melhor compreendidos quando se analisam evidências de case studies, o documento termina com uma exposição de exemplos reais de algumas marcas líderes mundiais, nomeadamente sobre a forma como estão a lidar com o feminismo na publicidade ou como estão a derrubar estereótipos de homens ou ainda como as marcas com posicionamento sexista tiveram necessidade de se reinventar. O Guia defende a diversidade de género em vez de reforçar os estereótipos mais antigos utilizados na publicidade e em muitos conteúdos libertados pelas marcas, que se perpetuaram ao longo dos anos.

A APAN com este Guia pretende inspirar os seus associados a confrontar as suas comunicações de marketing com as evidências de vários casos de estudo de algumas marcas mundiais.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*