Campanha usa roupas “velhas” para promover moda sustentável

Campanha usa roupas “velhas” para promover moda sustentável
06/04/2020 Ana Grácio

Campanha usa roupas “velhas” para promover moda sustentávelA marca de moda espanhola Adolfo Dominguez lançou recentemente a campanha “Ropa Vieja” (Roupa Velha), num apelo às pessoas para trocarem a “fast fashion” pela durabilidade.

A Adolfo Dominguez vende roupas de alta qualidade, enquadrando-se na categoria “luxo acessível”, e tem um compromisso de longa data com o consumo sustentável. Com “Ropa Vieja” seguem o conceito das campanhas anteriores, em que incentivam o seu público a pensar antes de comprar e chamam a atenção para o facto de que com as compras sustentáveis não comprometem o estilo, oferecem antes a possibilidade de escolher peças intemporais que se sobrepõem às tendências.

A campanha “Ropa Vieja”, criada com a agência China em Madrid, convida as pessoas a comprar peças intemporais e resistentes, em vez de comprar a cultura descartável perpetuada pela “fast fashion”.

Numa primeira fase, a marca começou por fazer um pedido nas redes sociais a todos os que ainda tivessem ou vestissem peças da Adolfo Dominguez com mais de 20, 30 ou 40 anos. A marca reuniu essas peças que foram depois exibidas na campanha, com mensagens como “Este fato tem 40 anos”. Cada imagem foi acompanhada do slogan “Compre roupas que durem mais do que as tendências”.

A campanha foi lançada em janeiro antes do Goya Awards em Espanha (cerimónia que premeia artes e filmes antes dos Óscares), o que lhes permitiu ter ainda mais impacto, uma vez que várias celebridades decidiram usar alguns modelos do “arquivo histórico da marca”. Entre elas, destacou-se Benedicta Sánchez, de 84 anos, que repetiu o vestido da marca que tinha usado, pela primeira vez em 1990, para receber o prémio de melhor atriz.

Na próxima fase da campanha, o movimento “Ropa Vieja” continuará com o lançamento, nas redes sociais da marca, de um desafio onde será pedido à comunidade de seguidores que encontre a peça de roupa mais antiga que possuam e a partilhem, de forma a incentivar o consumo sustentável.

Com “Ropa Vieja”, Adolfo Dominguez traz à tona a perigosa perceção de que as roupas são descartáveis ​​e relembra os consumidores que devem privilegiar a qualidade e a durabilidade no momento da compra. Ao apresentar peças de vestuário com várias décadas nesta campanha, a marca oferece aos consumidores uma garantia que esta é uma marca intemporal e de excelência – como provam os casacos, fatos, camisolas e vestidos, com mais de 30 anos, presentes nas imagens da campanha.

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