DGC lança guia para influenciadores e anunciantes

DGC lança guia para influenciadores e anunciantes
06/05/2019 Ana Grácio

Guia "Boas Práticas Digitais"A Direção Geral do Consumidor (DGC) desenvolveu um guia com regras e boas práticas, que de forma simples e pedagógica sensibiliza influenciadores e anunciantes, para a necessidade de cumprir o Código da Publicidade e proteger os consumidores em canais digitais.

O “Marketing de Influência: informação sobre as regras e boas práticas na comunicação comercial no meio digital. Guia para influenciadores e anunciantes” surge no âmbito do impacto e relevância que os influenciadores e redes sociais assumem cada vez mais nas escolhas dos consumidores.

O documento explica que a identificação da publicidade é obrigatória em qualquer circunstância e qualquer publicação numa rede social é considerada comercial se existirem contrapartidas monetárias ou oferta de produtos e/ou amostras e/ou brindes. Estas quer sejam feitas por influenciadores ou criadores de conteúdos devem estar identificadas de forma clara e inequívoca, no início da publicação com a hashtag/expressão: #PUB/PUB ou #Patrocínio/Patrocínio, no caso de se tratar de campanhas publicitárias; e #Parceria/Parceria ou #Oferta/Oferta, quando for o caso. O objetivo é claro: garantir que o consumidor perceba de antemão que irá visualizar um conteúdo comercial.

Atento a estas mudanças e necessidades, o Instagram já tinha introduzido o ano passado a possibilidade de mencionar esse alerta automaticamente no topo da publicação.

Este Guia não traz nenhuma alteração de natureza legislativa. Procura consciencializar para disposições importantes da lei da publicidade, nos canais emergentes para promoção de empresas e marcas. Destaca também as disposições específicas sobre as publicações com menção ao crédito, à saúde, a bebidas alcoólicas ou dirigidas a menores.

Conforme indica no Guia, para a DGC, «a divulgação de conteúdos comerciais de forma clara, transparente e responsável é fundamental para o estabelecimento de uma relação de confiança entre o consumidor, o intermediário e a marca».

Marketing de Influência: informação sobre as regras e boas práticas na comunicação comercial no meio digital. Guia para influenciadores e anunciantes” – disponível AQUI.

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