Media Smart

Media Smart
23/06/2017 Ana Grácio

Media Smart

A publicidade explicada aos mais novos

Susana Paiva, coordenadora do Media Smart

“De que forma deve ser explicado às crianças e aos adolescentes que os corpos e as imagens que aparecem nos anúncios publicitários das marcas não devem ser encarados como ideais? Como lhes podemos conferir capacidade de interpretação e de olhar crítico sobre as mensagens comerciais?” Este foi o mote do seminário do Media Smart, dirigido a professores e educadores, “Imagem corporal e autoestima – Representação pessoal e media”, realizado no final do mês de maio, na Direcção-Geral de Educação, em Lisboa.

A iniciativa, promovida pela APAN, responsável pelo Programa Media Smart, contou com a presença da nutricionista Maria Paes de Vasconcelos, a psicóloga Amélia Souto Moura e a atriz Sandra Barata Belo, que partilharam os seus pontos de vista sobre a publicidade e a autoestima dos jovens.

Para a APAN, estes seminários são importantes para troca de ideias e para implementar formas de reforçar a autoestima junto de crianças e jovens. Como refere Manuela Botelho, secretária-geral da APAN: “é importante que as empresas tenham e demonstrem preocupações sociais e se envolvam nestes projetos de responsabilidade social.

Lançado em Portugal em 2008, o Media Smart é um programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media, destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade. O objetivo é fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade, preparando-as para fazerem escolhas informadas.
O Media Smart desenvolve e fornece gratuitamente materiais pedagógicos a escolas, organizações infantis, professores e educadores, onde se ensinam as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.

O programa Media Smart conta com 11 peritos, presididos pelo professor e investigador da Universidade Católica Roberto Carneiro, que supervisionam os conteúdos e os materiais utilizados.

Aqui ligação para o TSF Pais e Filhos sobre o Programa Media Smart.

Mais informação em: http://www.mediasmart.com.pt.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*